Best Of Música - notícias - morreu Camilo Sesto. Tinha... 72 anos


por Carlos Bonaparte a 08-09-2019 às 19:18

Camilo Blanes Cortés, mais conhecido como Camilo Sesto, faleceu na madrugada deste domingo aos 72 anos, confirmou ao jornal espanhol El País o porta-voz do cantor.



Camilo Sesto foi um dos grandes intérpretes do século XX. Mas não apenas intérprete. Ele foi compositor da maior parte das suas músicas e autor da maior parte das suas letras. E fez o mesmo com vários outros artistas de Espanha e da américa latina.
Sesto começou a sua carreira em 1964, mas não a solo. Entre os grupos dos quais fez parte, destaca-se "Los Dayson", que apareceu no programa "Salto A La Fama" de 1965, na TVE. Depois gravou Llegará El Verano. Quis o próprio que este single não fosse lançado no ano em que foi gravado, 1969, e tem a sua própria história. Se fosse, iria ser lançado com outro nome, e simultaneamente o mesmo foi alertado de atribuições potencialmente políticas, o que à luz do regime vigente na época, não convinha.



Assim, oficialmente a sua carreira a solo começou no ano de 1970, e o álbum de estreia teve logo um número 1: Algo de Mi, a faixa título deste trabalho discográfico. Como poderão verificar, nada a ver com o ritmo alegre e inocente de um jovem de 24 anos. Mas era o mesmo.



Algo de Mi foi lançado em 1971 como single, e foi número 1 em Espanha. Em Portugal também foi bastante ouvido, embora careçam dados precisos sobre o posto a que terá chegado no top de vendas. O mesmo não se pode dizer com o tema que inicialmente partilhámos. Quieres Ser Mi Amante, que chegou a número 1 também em Portugal, no ano de 1975, e que projetou Camilo, o 6º filho de Eliseo Blanes e Joaquina Cortés, para o sucesso mundial em toda a hispanofonia. Sesto, inicialmente "Sexto", escolheu este nome em alusão ao número de ascendência: o 6º filho.

lançou mais de 40 álbums, entre originais e compilações. A última, Camilo Sinfónico, retratava alguns dos seus maiores êxitos dos últimos 48 anos de carreira, e foi lançado em Novembro de 2018.

No passado sábado foi internado num hospital em Madrid, por problemas renais, que se agravaram e causaram a morte do cantautor, a exatos 8 dias de cumprir 73 anos.

A descendência


Camilo Blanes Cortés teve apenas um filho, que nasceu no dia 24 de Novembro de 1983, e ao qual chamou Camilo Michel... Blanes Ornelas. Foi fruto de uma relação tida com Lourdes Ornelas, à data, fã do cantor. polémicas e constrangimentos à parte, já que Sesto mostrou o seu lado menos romântico ao dificultar grandemente a relação entre filho e mãe, situação reconhecida primeiro por mãe, e depois por filho, podemos dizer que foi um tiro certeiro. Semelhante ao pai não só no nome, o filho também é parecido com o pai em termos físicos, e vocais. Ironicamente, com a natural diferença dos tempos, acabou por seguir também um estilo similar ao do pai: tendencialmente romântico. Camilo Blanes, filho, teve uma das suas músicas na telenovela La Indomable, do grupo Televisa. Nasceu no México, terra natal da mãe.

Curiosidade


Dia 28 de Maio é, desde 2011, o dia nevadense de Camilo Sesto. Leu bem; no estado norte-americano Nevada, o dia 28 de Maio é dia de Camilo Sesto. Não é caso único. O 36º estado dos EUA deixou alguns dias do calendário para homenagear artistas latinos, numa espécie de homenagem à sua história, primeiro de ligação com Espanha até 1821, e depois com o independente México até 1848.


Comentar





Voltar página anterior